quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

PRIMEIRO REQUISITO PARA LIDERANÇA





Não por acaso, recebo durante o dia, solicitações ligadas a desenvolvimento profissional, orientações acadêmicas, gestão de pessoas, conflitos etc... Mas ontem uma orientação que dei mexeu comigo, porque no final do dia, entendi que não por acaso mesmo, algumas oportunidades que temos quando aconselhamos, são para que aprendamos também. 
Uma ligação, no meio do dia, notoriamente com um peso de urgência e sofrimento explicito no tom de voz, me pedia uma indicação para “curso de liderança” pois o solicitante precisava ser um líder melhor.
Resolvi antes contar uma estória que compartilho também  com vocês:  Eu costumo “assoviar, chupar cana e dançar  lambada”, ou seja, trabalho de dia, dou aula a noite e sou aluna de vez em quando, além de ser mãe de duas crianças maravilhosas que me ensinam  coisas novas todos os dias.  E é nesse quesito que outro dia recebi um “feed back” negativo da minha filha mais nova que abordava a questão: 

  "Que eu não estava sendo uma boa mãe porque eu não fazia artesanato com ela nas minhas horas vagas”. 

Confesso que fiquei chocada, pois artesanato não é o meu forte !!
Em primeira análise a estória serviu para quebrar o clima e tirar dele foco de sofrimento.
E depois muito descontraidamente respondi a ele que encontraria um curso para ser um “líder melhor” no mesmo lugar onde eu encontraria um curso para “ser uma mãe melhor”!
E foi nessa hora que o que falei pra ele serviu para mim.
É claro que existe cursos e mais cursos sobre liderança, livros e receitas, como para qualquer outro assunto, MAS NÃO FUNCIONA !!!  Pois ser líder tem a ver com ser uma pessoa melhor, tem a ver com desenvolvimento pessoal, assim como ser melhor em qualquer área da vida.
Um líder não é alguém que segue receitas prontas de cursos acumulados, OU CONSELHOS CHAVÕES, um líder é alguém extraordinário, que ensina pelo exemplo, pela postura e pelos resultados. Um líder é alguém pra ser seguido, é alguém para se admirar, se espelhar e alguém para se projetar. Um líder consegue acessar as  pessoas e faze-las enxergar o que elas tem de melhor.
O primeiro requisito para ser líder não é ser bom em tudo que faz,  é antes fazer com que seus seguidores queiram ser bons em tudo que faz e junto a eles ser melhor a cada dia.
Que antes de tudo sejamos melhores como seres humanos!! E assim sermos o que quisermos ser!  Inclusive excelentes artesãos!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário